sábado, 5 de janeiro de 2013

A preguiça quase que mata!


A preguiça quase que nos mata, por dentro. Ela paralisa-nos e impede-nos de desfrutar do nosso tempo para fazer coisas diversificadas, para viver. É certo que por vezes quando estamos cansados sabe bem descansar por um ou dois dias, ficar no sofá a ver uns filmes, dormir, sabe mesmo bem. O pior é quando temos demasiado tempo livre e fazemos da preguiça uma rotina. Acomodamos-nos a fazer sempre o mesmo e não diversificamos o tempo livre com outras actividades que nos fazem felizes e por outro lado descuidamos os nossos deveres, no meu caso o meu dever de estudante.

Chega de fazer tudo em cima do joelho, chega de passividade. Este ano disse para mim mesma que vou cumprir com todos os objectivos que delineei e até tenho um plano para ocupar o meu tempo, inclui o que não gosto tanto mas que tem de ser feito e a lista do que mais gosto de fazer :)

Hoje sinto-me exausta, já não estava habituada a acordar cedo e ainda para mais para ir fazer um trabalho de análise qualitativa de dados para a universidade. Francamente, para que é que isso contribui para a minha felicidade? Só vou precisar da parte quantitativa para fazer a minha tese. Pronto foi só uma pequena revolta, aceitei, conformei-me e tenho mesmo de adiantar tudo o que puder este fim-de-semana para ter a semana livre para estudar para o outro exame e fazer outro trabalho no próximo fim-de-semana. Está quase, depois estou entregue a mim mesma só com a tese, o que não é nada animador mas enfim. E é por eu estar por minha conta com demasiado tempo livre e com um plano de tese para cumprir que tive de fazer um cronograma para estabelecer metas e datas e tem de ser cumprido rigorosamente.


 E aqui está talvez a única vantagem da preguiça, "always look to the bright side of life" ahah e como é mesmo a única chega de estar apática com tanto frio. Que venha a Primavera porque este tempo dá-me um estado de inércia brutal. Sei que vou ter de prescindir de pequenos prazeres para desenvolver o meu trabalho, a tese é um trabalho muito solitário, mas também sei que tenho mais do que muitas motivações e vou-me agarrar a elas. E como até sou daquelas pessoas que quanto mais tem para fazer melhor consegue gerir o seu tempo, então vamos a isso. Posso ficar um fim-de-semana fechada a trabalhar mas sei que por exemplo no fim-de-semana seguinte irei dedicar-me inteiramente ao que gosto de fazer e vai sendo assim. E visto que não me posso agarrar a essa motivação desta vez porque os próximos sábado e domingo vão ser iguais ou piores tive de recorrer a outra motivação. Hoje à noite quando o meu namorado sair do trabalho vem para minha casa para estudarmos juntos hoje e amanhã ahah à primeira vista até parece não funcionar mas funciona :) trabalhamos tão bem ao lado um do outro, a produtividade do tempo aumenta exponencialmente, estamos bem acompanhados e incentivamos-nos mutuamente com trocas de olhares e palavras carinhosas, é criado um ambiente de estudo totalmente melhor. Por isso é aproveitar que temos os dois coisas para fazer e juntarmos o útil ao agradável, pelo menos dá para ganhar mais força de vontade, que é a expressão-chave para quase tudo. E é por tudo resultar tão bem no nosso dia-a-dia que cada dia que passa tenho mais a convicção de que funcionamos em tudo como casal e que temos um futuro a dois muito promissor :)

Tal como falei no parágrafo passado: força de vontade! É esse o medicamento para combater a maldita doença chamada preguiça! E eu em 2013 palavra que me sinto cheia dela, quero tanto não deixar para amanhã o que posso fazer hoje, despachar primeiro o que menos gosto de fazer e ficar depois com tempo para o que mais me realiza. é igualmente importante não ver também a faculdade como uma coisa chata, é difícil quando já se está num ponto de saturação de tantos anos de trabalhos escolares mas estou na recta final. Se tudo correr bem, este ano acabam os trabalhos, é um esforço final e decisivo para o meu futuro. É tempo de mudança, de estabelecer prioridades, de decidir novas actividades. E como este post já está a ficar muito aborrecido com tanto desabafo, vou terminar com a promessa de que escrevo brevemente os objectivos gerais para este ano que passam um bocadinho por tudo: saúde, estudos, amigos, amor, família+gatos, actividade física, viagens e até mesmo um novo regime alimentar que aos poucos já está a ser cumprido :)

*Beijinhos e votos de um fim-de-semana bem mais interessante do que o meu*

Sem comentários:

Enviar um comentário