domingo, 16 de dezembro de 2012

S.A.U.D.A.D.E., post dedicado ao meu segundo pai

É suposto os meses de Dezembro e de Janeiro serem de festa, esperança, magia e alegria. Infelizmente para mim e para a minha família são meses de tristeza e de luto pois foi sempre nesses meses que perdemos os nossos familiares.
O meu primo e o meu padrinho foram sem dúvida os familiares que mais me custaram perder. Hoje faz dois anos que o meu padrinho faleceu e não queria deixar de o recordar. Alguém com uma grande alegria de viver, com um sentido de humor muito apurado, com muita energia e muito atencioso.
O meu padrinho esteve presente em todos os momentos mais marcantes da minha infância e adolescência e era como um segundo pai para mim. Sei que a morte foi o melhor que lhe podia ter acontecido para descansar em paz, pois o último ano foi marcado por muito sofrimento e ele não era mais a mesma pessoa. Ainda assim dói muito pois a parte injusta foi mesmo a doença ter surgido, justamente a uma pessoa tão querida e tão impecável como ele!
Sinto muito a tua falta, senti falta de não estares presente na minha bênção das fitas, nos meus últimos aniversários, sinto falta das nossas hilariantes conversas telefónicas e de tantas outras situações. Contudo, acredito que me acompanhas em cada dia e que por cada vez que penso em ti, o teu olhar está em mim, seja onde for que tu estás.
É triste mas por vezes ainda não acredito que foste e entro em negação comigo mesma, mas tenho de aceitar a realidade por mais cruel que ela seja e tu sabes o quanto te amo e felizmente tive a sorte de to dizer :) Fica o carinho e a saudade constantes.

Para mim as letras da palavra S.A.U.D.A.D.E. traduzem-se nas seguintes palavras:
Sofrimento
Ausência
Ultrapassagem
Dor
Angustia
Desespero
Efectividade

Queria apenas esclarecer que a palavra Ultrapassagem aplica-se no sentido de ser um facto que nos transcende e com o qual somos forçados a aceitar e a saber lidar da melhor forma possível. A palavra Efectividade, está empregue como sendo algo real e permanente. É quase como uma sombra que nos acompanha.

Sem dúvida que a saudade é uma palavra que implica uma dor enorme e se já é mau sentirmos a falta de quem sabemos que ainda temos a possibilidade de abraçar e de voltar a estar, o pior mesmo é a saudade de quem já partiu. É uma luta com que todos temos de nos debater e aceitar que a morte faz parte da vida. Temos de ter a esperança de que um dia voltaremos a estar com esses seres queridos que tanto nos marcaram :)

E já agora fica um conselho... nunca tenham medo de demonstrações de amor, de mostrar o quanto amam uma pessoa ou um animal pois o que mais nos tranquiliza é termos a certeza que essa pessoa sabe o que sentimos e temos de valorizar cada pessoa enquanto ela faz parte da nossa vida e está connosco. Antes assim do que arrependermos-nos para sempre.

4 comentários: