segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Amo ter o privilégio de ver bem



Neste dia de S. Martinho fez um ano que realizei um dos meus sonhos: ver bem sem precisar dos óculos. Desde os sete anos que sonhava com essa possibilidade e no dia 11/11/11 pelas 11h fui submetida a um implante de lentes intra-oculares. Desde os sete anos, altura em que comecei a precisar de usar óculos, que me apercebi da sorte que é não os usar e desde aí era um dos meus sonhos. Não esperava que fosse tão cedo aos 21 anos possível a cirurgia. Tinha muitas restrições para usar lentes de contacto, o que só aumentava a ansiedade. A miopia era elevada e o facto de ter a córnea muito fina não tornou tão favorável a operação a laser. Foi então que o Dr. António Limão mudou a minha vida ao felicitar-me com a notícia de poder ser operada "já para a semana". 

Nem consigo descrever a felicidade que senti ao ouvir as suas palavras. Este cirurgião é sem dúvida um exemplo de profissionalismo, humanidade, humildade e perfeccionismo. É daquelas pessoas que vê-se mesmo que gosta do que faz, que tem "amor à camisola". Fiz questão de agradecer-lhe e de pessoalmente transmitir estas mesmas palavras e foi um momento muito comovente. É mesmo inexplicável  e indescritível a sensação de acordar da anestesia e de pensar "eu estou a ver bem, já vejo o Mundo focado e com bons olhos" :) Como devem calcular os nervos eram mais do que muitos porque afinal estamos a falar da visão, que é para mim o sentido que mais valorizo. Ver a definição das cores, as pessoas à minha volta, o mar, tudo. Mesmo nós míopes temos o privilégio de ao menos ver, com ou sem óculos, porque muito infelizmente há quem não o consiga sequer. Temos de valorizar a sorte que temos de não estar às escuras.

Além da felicidade que foi o acontecimento em si, é nestes momentos que vemos quem mais está presente e quem realmente se preocupa connosco e faz falta na nossa vida. Tive mais uma desilusão com uma pessoa que ignorou completamente e que não me deu o menor apoio, mas passado é passado. Felizmente tive os meus pais, a minha irmã, uma das minhas melhores amigas e o meu amor na clínica à espera de notícias minhas e a apoiarem-me incondicionalmente. Obrigada anjinho por apesar de naquela altura não estarmos "juntos", teres-me dado o teu carinho e teres sido um amigo exemplar. Tu sabes o quanto esse dia foi marcante para nós :) até a minha amiga que vive em Inglaterra acompanhou-me mesmo à distância e tive a agradável surpresa de poucos dias depois ela chegar a Portugal. Um agradecimento especialíssimo também a toda a equipa de médicos, enfermeiros e auxiliares, que mostraram-se sempre muito atenciosos e que procuraram descontrair-me ao máximo. Já para não falar nas visitas que recebi em casa, fui sem dúvida muito acarinhada e mimada e foi um momento muito marcante que nunca conseguirei apagar da minha memória e do meu coração.

Por isso... Nunca desistam dos vossos sonhos! Porque "sem sonhos, a vida não tem brilho".

2 comentários:

  1. Se tivesse dinheiro, também alinhava na operação que as lentes já me estão a dar problemas x)

    ResponderEliminar
  2. Não tens seguro? Eu felizmente tenho o do meu pai até aos 25 anos e foi o seguro que me pagou 100% da cirurgia. Um dia vais ser mas até lá contenta-te por ainda dar para usar lentes porque eu nem isso :x

    ResponderEliminar