segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Aprendizagens de 2012

Imagem retirada daqui: http://www.dinheirovivo.pt/Buzz/Artigo/CIECO027792.html

Estas foram as principais lições de 2012:
- Aprender a ignorar o que deve ser ignorado
- Aprender a excluir da minha vida tudo o que me faz mal
- Aprender a virar as costas a amigos falsos e ingratos
- Aprender a dar oportunidades limitadas a certas pessoas
- Aprender verdadeiramente o que é o amor
- Aprender que existem aquelas amizades que duram há muito e que julgamos que vão durar para sempre e isso não acontece e que existem aquelas que têm muito pouco tempo e que já têm um grande significado na nossa vida
- Aprender que a distância física não é um impedimento para dar continuidade às verdadeiras amizades, porque o que conta é o coração e os sentimentos
- Aprender a valorizar o amor, a amizade, a família e pequenos gestos, mais do que nunca
- Aprender a ser verdadeiramente feliz
- Aprender a saber o que realmente quero para mim e o que me faz bem
- Aprender a ver a vida mais cor
- Aprender a perceber a sorte que tenho pelas pessoas que me rodeiam

Por todos os momentos bons, excelentes e pelos menos bons, obrigada 2012 por teres melhorado a minha vida e por ter sido um ano de maturidade, de paz e de tranquilidade, um ano de amor e de amizade, um ano de realização pessoal.

2013, sê bem-vindo e traz a todos a felicidade, a saúde, o amor, os sucessos e a concretização dos sonhos =) desejo-vos um excelente 2013!!

Pensamento da Semana ♥ V


Este será o último "Pensamento da Semana" de 2012! Mais uma frase do grande Bob Marley e mais uma grande verdade. A sociedade é cada vez mais materialista e valoriza mais o valor dos objectos do que o valor das pessoas. Cabe a cada um de nós marcar a diferença e sermos as excepções à regra.

Que em 2013 as pessoas aprendam a amar cada vez mais os outros e a usar o que deve ser usado. Valorizem sempre quem merece a nossa estima e o nosso carinho :)

Pensem nisto e amem muito :)

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Pensamento da Semana ♥ IV

Aqui vai o pensamento da semana atrasado, mas esta semana tenho desculpa :) Espero que o vosso Natal tenha sido fantástico e tão ou mais animado do que o meu :)

De facto, "a vida é curta" já é um cliché mas esta frase do inconfundível Bob Marley resume parte do que é mais importante aprender nesta vida. Às vezes sabe bem quebrar pequenas regras e não ir atrás da "carneirada", dar um toque de rebeldia à vida. Sabe optimamente bem desfrutar de pequenos grandes prazeres da vida que já foram aqui falados, tais como beijar, amar, rir descontroladamente e não ter arrependimentos. 

Para mim a parte difícil de aplicar é somente o "nunca se arrependa de algo que lhe fez sorrir" porque tem sempre os dois lados da moeda, muitas vezes o que já nos fez sorrir também já nos fez chorar e por vezes é difícil não nos arrependermos de decisões que foram tomadas mas fazer o quê? Quem constrói a nossa vida somos nós mesmos e estamos sempre a tempo de mudar mas nunca a tempo de voltar atrás. O que lá vai é passado e faz parte da história de vida de cada um por isso há que aceitar e mudar o presente e o futuro :) em relação às pessoas que escolhemos pertencer à nossa vida, em relação a decisões profissionais, atitudes com familiares, tanta coisa... por vezes é necessário reflectir para não repetir os mesmos erros mas sim para aprender com eles e a isto chama-se ganhar maturidade.

Pensem nisto e amem muito :)

domingo, 23 de dezembro de 2012

Os ingredientes do amor


Sem dúvida que estes são para mim os ingredientes-chave para qualquer relação funcionar. Respeito, amizade, carinho, vontade e claro que depois naturalmente vêm as saudades e os projectos partilhados para o futuro. 
Se houver desrespeito de pelo menos uma das partes, se não houver demonstrações de carinho, provas de amor, então também não há amizade. Basta um destes ingredientes falhar para que a relação deixe de ter bases para seguir em frente. É igual a uma pirâmide: se a base não for bem construída, não se chega ao topo e as peças caiem.

sábado, 22 de dezembro de 2012

A vida de Pi ♥


Fui à sessão da meia-noite ver "A vida de Pi" e só vos tenho a dizer: foi dos melhores filmes que vi nos últimos tempos. Um filme muito espiritual e emotivo, com muito suspense, com imagens espectaculares e que prende qualquer pessoa ao ecrã!
Depois do naufrágio, Pi perde toda a família e vê-se sozinho durante dias num bote de salvação em pleno mar e a sua única companhia é um tigre... e mais não vou dizer.
É daqueles filmes que disseram-me para ir ver porque parecia valer muito a pena e contaram-me a história por alto. Eu fiquei curiosa mas controlei-me para não ver o trailer antes do filme. Pode parecer estúpido, mas não quis criar demasiadas expectativas e surpreender-me ao máximo e assim foi :)

O filme é aventura e drama por isso se a intenção é verem um filme com boa disposição este não é certamente o filme certo. E claro que no final eu tinha de chorar, como é habitual nos dramas e nos filmes que têm animais. Dá muito para reflectir e mais uma vez fazer-nos pensar em valorizar as mais pequenas coisas da vida...

Para os mais curiosos fica aqui o trailer:

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

As melhores coisas da vida são grátis ♥

Fico admirada com aquelas pessoas que dizem que tudo implica dinheiro e que não é possível fazer-se nada sem ele. Por favor, quem acha isso que acorde e que comece a aproveitar pequenos grandes prazeres da vida que são um privilégio, como estes:


É óbvio que o dinheiro é necessário mas não é tudo. O dinheiro serve para satisfazer as necessidades básicas, para sobrevivermos e dá muito jeito para usufruirmos de experiências que impliquem dinheiro. Quem não gosto de viajar, de ir a um restaurante ou ao concerto de uma das suas bandas preferidas? Eu adoro e por isso não vou dizer que o dinheiro não traz alguma felicidade porque traz. Ele é necessário para comprar certas experiências mas ele por si só não traz boas experiências. O que seria de uma viagem, de um jantar ou de um concerto sem risos e sem as pessoas que gostamos? Seria menos rico.

O dinheiro é só o passaporte, são as melhores coisas da vida que marcam, são elas que enriquecem um episódio, são elas que nos dão motivo para mais tarde recordarmos. São os abraços, os risos, os amigos, os beijos, a família, o amor, as boas lembranças e pequenos prazeres como dormir, não é o dinheiro! Não é o dinheiro que determina se um determinado momento foi maravilhoso ou péssimo. O que determina são os sentimentos que consciente ou inconscientemente associamos a cada ocasião.

É por existirem pessoas que valorizam mais o dinheiro do que os sentimentos e os valores que o Mundo está como está. Por isso, já que vivemos num Mundo dominado pelo poder e pelo egoísmo, num Mundo que dá prioridade aos interesses económicos e políticos do que aos direitos humanos e dos animais. Já que é esta a realidade em que vivemos, não deixem que esta época de austeridade seja um impedimento para não saborearem um passeio à beira-mar, um gesto bonito que alguém faz por vocês, um dia de sol, um simples sorriso, palavras de preocupação com o vosso bem-estar, um abraço, lembranças da vossa história de vida... Lembrem-se: há coisas que o dinheiro não paga nem nunca pagará!

Cada vez mais é uma raridade alguém dedicar minutos da sua vida para vos ajudar por isso não deixem de valorizar pequenas atitudes do vosso dia-a-dia, porque as melhores coisas são e serão sempre grátis. São elas que nos fazem sorrir e que nos transmitem um brilho no olhar.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Pensamento da Semana ♥ III



Grande verdade... Assim que ultrapassarmos a barreira de não sermos crentes em nós mesmos e nas nossas capacidades, haverá sempre um impedimento para não irmos mais longe. Há que confiar em nós mesmos para alcançarmos tudo o que mais desejamos, no amor e em tudo na vida. Isto serve também para mim é claro.


Pensem nisto e amem muito :)

domingo, 16 de dezembro de 2012

Colecções de amor e não só...

Obrigada aos que lêem os meus desabafos e desculpem esta altura menos boa do ano para mim! Este post é dedicado às minhas colecções e sim sei perfeitamente que o acordo ortográfico exige que esta palavra já seja escrita sem "c" mas já chega ser obrigada a obedecer ao acordo na minha tese de mestrado, enquanto puder evitar escrever de uma forma diferente daquela que aprendi, vou aproveitar :) nada contra os brasileiros, antes pelo contrário, ou não tivesse o meu namorado nascido no Rio de Janeiro. Simplesmente acho que é por isso que existe o português e o português do Brasil e tendo em conta que a Língua é parte do património de uma cultura, acho que quantas mais diferenças existirem melhor e maior a diferenciação. É a minha opinião.

Bem, passando à parte das colecções... Quero-vos dar a conhecer o que colecciono. Colecciono fotografias (embora acho que a maioria das pessoas também, conheço quem não dê importância), sou daquelas pessoas que tem uma pasta criada no computador para cada ocasião, para cada viagem, para cada evento de modo a poder recordar momentos e pessoas mais facilmente :) às vezes sabe bem lembrar o passado. Além do suporte virtual, adoro anualmente fazer uma selecção das principais e imprimi-las, tal como era habitual antes da existência das máquinas fotográficas digitais.

Colecciono pacotes de açúcar da Nicola e da Sidul, eu achava que era a única maluca por chegar a um café e ir buscar um pacote deixado numa mesa desocupada, mas tive a boa notícia de não ser exclusivamente eu a sofrer deste síndrome :P Gosto dos da Nicola por se tratarem de pensamentos e de temas originais e adoro a nova colecção por ser uma colecção dedicada ao amor, dedicada aos apaixonados. E como sou uma pessoa da área do Marketing e da Hotelaria não podia deixar de apreciar que a Nicola tem uma estratégia de Marketing que considero genial. Aqui fica a fotografia dos novos pacotes:



Quanto aos pacotes da Sidul, gosto daquelas que têm receitas. É precisamente essa outra das minhas colecções: receitas. Talvez por gostar tanto de cozinhar coisas diferentes, talvez por as aulas de cozinha e pastelaria que tive durante o curso terem despertado ainda mais esse bichinho em mim. Tenho mil e uma receitas, livros de massas, sushi, tapas, wok e salteados, acepipes, muffins, biscoitos, bolos, legumes recheados, saladas, vegetais, comidas à base de iogurte e claro... como grande apreciadora de chocolate, tenho três ou quatro livros dedicados a isso. Se for a ver não cozinho assim tanto para o número de receitas que tenho, mas adoro a sensação de "comer as imagens com os olhos" e de pensar que são ferramentas importantes para diversificar as minhas receitas um dia que tenha a minha casa.

Colecciono postais de cidades e de países, daqueles pelos quais já passei e mesmo dos que não passei. À semelhança dos motivos que me fazem coleccionar fotografias, adoro recordar sítios e, neste caso, conhecer também através de imagens aqueles que ainda não passei por lá. Cada vez que vou a um sítio diferente, seja em Portugal ou fora, os postais chamam por mim. As cores fascinam-me, a qualidade das imagens também e é uma tentação. Assim como faço questão de pedir às pessoas que me tragam postais dos sítios onde vão. Considero uma recordação muito importante :)

Colecciono porta-chaves, não vou dizer que sou viciada mas acho piada. Já me ofereceram tantos que tenho uma colecção engraçada e exposta na prateleira por cima da minha cama. Gosto especialmente dos animais, tenho um gato, ursos, cães, uma tartaruga, um golfinho, um pato, um coelho, uma rena e uma galinha. Tenho duas estrelas, outros de países, etc.

Por fim, acabo de inventar uma adivinha para o tópico seguinte... Qual é coisa qual é ela que quanto mais compras, mais vazias elas ficam? A resposta é... as carteiras! Esta é a única colecção que posso considerar fútil. Não me considero uma pessoa consumista mas posso dizer que as carteiras são mesmo o único bem que desperta em mim uma enorme vontade de as comprar. Se for a ver tenho de me controlar muito para não comprar todas as que vejo e felizmente não sou nada esquisita com marcas senão mal de mim. Quem me conhece sabe como é e assim que entro numa loja dizem logo "lá vai a Marta para a secção das carteiras". Não há volta a dar, posso não as comprar mas adoro abri-las e espreitar, quantas mais divisórias tiverem melhor.

Ah e já me esquecia da minha mais recente colecção, que muito provavelmente vão achar estranha, areia de praias. Ainda é muito recente e só tenho duas "colheitas" mas é para continuar :) é engraçado como a areia muda de sítio para sítio, de cor, tamanho e textura.

E pronto são estas as minhas pequenas futilidades... e vocês fazem colecção do quê?

Tenham uma óptima semana ;)

S.A.U.D.A.D.E., post dedicado ao meu segundo pai

É suposto os meses de Dezembro e de Janeiro serem de festa, esperança, magia e alegria. Infelizmente para mim e para a minha família são meses de tristeza e de luto pois foi sempre nesses meses que perdemos os nossos familiares.
O meu primo e o meu padrinho foram sem dúvida os familiares que mais me custaram perder. Hoje faz dois anos que o meu padrinho faleceu e não queria deixar de o recordar. Alguém com uma grande alegria de viver, com um sentido de humor muito apurado, com muita energia e muito atencioso.
O meu padrinho esteve presente em todos os momentos mais marcantes da minha infância e adolescência e era como um segundo pai para mim. Sei que a morte foi o melhor que lhe podia ter acontecido para descansar em paz, pois o último ano foi marcado por muito sofrimento e ele não era mais a mesma pessoa. Ainda assim dói muito pois a parte injusta foi mesmo a doença ter surgido, justamente a uma pessoa tão querida e tão impecável como ele!
Sinto muito a tua falta, senti falta de não estares presente na minha bênção das fitas, nos meus últimos aniversários, sinto falta das nossas hilariantes conversas telefónicas e de tantas outras situações. Contudo, acredito que me acompanhas em cada dia e que por cada vez que penso em ti, o teu olhar está em mim, seja onde for que tu estás.
É triste mas por vezes ainda não acredito que foste e entro em negação comigo mesma, mas tenho de aceitar a realidade por mais cruel que ela seja e tu sabes o quanto te amo e felizmente tive a sorte de to dizer :) Fica o carinho e a saudade constantes.

Para mim as letras da palavra S.A.U.D.A.D.E. traduzem-se nas seguintes palavras:
Sofrimento
Ausência
Ultrapassagem
Dor
Angustia
Desespero
Efectividade

Queria apenas esclarecer que a palavra Ultrapassagem aplica-se no sentido de ser um facto que nos transcende e com o qual somos forçados a aceitar e a saber lidar da melhor forma possível. A palavra Efectividade, está empregue como sendo algo real e permanente. É quase como uma sombra que nos acompanha.

Sem dúvida que a saudade é uma palavra que implica uma dor enorme e se já é mau sentirmos a falta de quem sabemos que ainda temos a possibilidade de abraçar e de voltar a estar, o pior mesmo é a saudade de quem já partiu. É uma luta com que todos temos de nos debater e aceitar que a morte faz parte da vida. Temos de ter a esperança de que um dia voltaremos a estar com esses seres queridos que tanto nos marcaram :)

E já agora fica um conselho... nunca tenham medo de demonstrações de amor, de mostrar o quanto amam uma pessoa ou um animal pois o que mais nos tranquiliza é termos a certeza que essa pessoa sabe o que sentimos e temos de valorizar cada pessoa enquanto ela faz parte da nossa vida e está connosco. Antes assim do que arrependermos-nos para sempre.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Pensamento da Semana ♥ II


Mais uma frase que não posso deixar de concordar, o amor é uma prioridade na minha vida. Sei que se um dia tiver de escolher o amor, que esta escolha irá contribuir para conquistar o mundo...


Pensem nisto e amem muito :)

domingo, 9 de dezembro de 2012

Alguns anjos não possuem asas... Possuem 4 PATAS!! Amo-te Neek



Foi precisamente há uma semana, no domingo passado que comecei a escrever um post dedicado ao único cão que até agora tive a viver comigo. Contudo, tendo em conta que chorava a cada frase que escrevia e que desenterrei muita tristeza do passado, optei por guardar o que escrevi para mim e censurar algumas partes e publicar outras. Isto porque a história da sua morte é mesmo muito triste e descritiva e porque não quero aprofundar tanta negatividade. Talvez um dia se sentir necessidade de desabafar esses pormenores o farei mas por enquanto quero apenas lembrá-lo aqui e fazer uma pequena homenagem ao meu animal fiel e brincalhão.

Na segunda-feira dia 3 fez sete anos do dia mais triste da minha vida, o dia em que o meu Neek morreu. Sete anos a partir dos quais o Natal perdeu toda a magia para mim. Foi o  maior pesadelo da minha vida até hoje e das maiores perdas. Perdi mais do que um cão, um amigo, mais do que um amigo, um filho, um irmão, um pai. Filho por eu o proteger como tal, pai pelo instinto de protecção dele comigo e irmão porque era mesmo assim que ele era tratado cá em casa, como meu irmão e da minha irmã.

Cada pessoa que gosto faz parte de mim mas este cão significou mais do que muitas pessoas que já passaram pela minha vida. Pode parecer insensível mas custou-me mais perdê-lo do que alguns familiares. Que me perdoem esses familiares mas nós vivemos juntos durante quase 11 anos, ele acompanhou todo o meu processo de crescimento desde os meus 4 anos até aos meus 15. Ele ficava triste quando eu ficava, ele sentia a minha falta quando eu me ausentava, ele corria com felicidade para mim quando me via ao longe e enchia-me de lambidelas e ladrares histéricos, ele deu-me das maiores provas de amor que alguma vez recebi. Ele dormia no meu quarto na cama ao lado da minha e às vezes dormia na minha. Eu passava-lhe a mão no pelo para o acalmar quando tinha pesadelos e ele vinha para perto de mim quando me via chorar.



Eu já me questionei vezes sem conta sobre a razão pela qual os cães e os gatos têm uma vida tão mais curta do que a nossa. Já ouvi uma resposta e penso ser essa a certa ou pelo menos a que faz mais sentido a meu ver: nós levamos a vida inteira para aprender a amar cada pessoa genuinamente, enquanto eles já nascem amando incondicionalmente e dando a vida deles pelos que amam.

Não queria deixar de referir também que curiosamente na segunda-feira passada, além do significado desse dia para mim, apareceu mesmo à minha frente numa actualização do Facebook o testemunho da cantora Fiona Apple e foi impossível conter as lágrimas:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=249780211817079&set=o.301620866520716&type=1&theater

Este é o meu Neek ♥:


Termino com parte da letra daquela que era a nossa música e que sempre será ♥ Sempre que a oiço choro.


Elton John - Sacrifice